Na patologia o Biomédico é responsável em realizar exames microscópicos de células, órgãos e tecidos do corpo humano, ou ainda macroscópicas de peças cirúrgicas. A atuação nesta área requer do Biomédico uma especialização/residência em Patologia após o término da graduação.
O papel do Biomédico na Patologia é de suma importância na emissão de laudos que indicam qual a doença presente no paciente, determinando o tratamento a ser aplicado, ou ainda pode determinar quais fatores levaram ao óbito do paciente.
Através da Patologia experimental, permite o estudo de determinadas patologias, levando muitas vezes à sua cura.
A especialização pode levar 2 ou 3 anos, dependendo da instituição escolhida, e possui um leque de variedades no mercado de trabalho, pois o profissional habilitado pode atuar em clínicas, laboratórios, hospitais e universidades.
De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (Resolução Nº 145, de 30 de Agosto de 2007), o biomédico habilitado em Anatomia Patológica poderá realizar todas as análises que envolvem a macroscopia, microtomia, diagnósticos histoquímicos e imunohistoquímicos, firmando os respectivos laudos, entre outros inerentes a função.
Para garantir a qualidade da execução destes exames, a habilitação em Anatomia Patológica deverá contar com o seguinte conteúdo programático: anatomia geral, anatomia topográfica, patologia geral, patologia sistêmica, anatomia patológica, noções básicas de diagnóstico por imagem, além de uma carga horária mínima de 500 horas de estágio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário